Conheça sua joia
No dia 15 de novembro é comemorado o Dia do Ourives, um dos profissionais mais essenciais do universo da Joalheria. Sua função, no entanto, nem sempre é bem conhecida, e o termo “ourives” muitas vezes se confunde com o “joalheiro”. Você sabe qual a diferença entre estes profissionais e a função de cada um no mercado de joias?
O termo Joalheiro é designado para quem trabalha com joias de uma forma geral, desde sua concepção até a produção. A Joalheria possui mais de 20 funções em sua cadeia produtiva e o joalheiro pode ocupar uma ou várias dessas funções - entre elas, a de Ourives.
Também é denominado joalheiro o profissional que trabalha com a classificação de diamantes, trabalhando com eles em bruto, talhando e polindo cada pedra com uma técnica refinada.
O que faz o Ourives?
O Ourives é o profissional que domina as técnicas da Joalheria, sendo responsável por dar vida à peça desenhada pelo designer de joias.
Considerado um artesão por muitos, o trabalho do Ourives é, de fato, bastante artesanal. Isso porque o profissional é aquele que manipula os metais, como ouro e prata, para executar o desenho da joia de forma precisa e minuciosa. Entre maçaricos e pinças, o trabalho do Ourives exige muita delicadeza para confeccionar cada peça com perfeição.
É importante ressaltar que o Ourives não cria o design da joia, ele apenas a executa de acordo com o desenho de um designer ou pedido de um cliente. As funções seguintes à produção da peça, como cravação e esmaltação, também são responsabilidade de outros profissionais da Joalheria.

Os outros profissionais da Joalheria
Como mencionado anteriormente, o universo da Joalheria é extremamente amplo, e o processo de produção de uma joia por completo envolve inúmeras etapas, que podem contar com diversos profissionais. Conheça um pouco mais sobre alguns destes outros profissionais, que assim como o Ourives, são de suma importância para o mercado das joias.
- Cravador: O profissional com a habilidade para fixar as pedras sobre as peças de metal da joia. Uma função que exige experiência, cuidado e precisão.
- Fundidor: O profissional que transforma as peças de cera em itens de metal, fazendo a fundição do material.
- Gravador: Aquele que talha manualmente os mais variados desenhos sobre o metal da joia, como monogramas, inscrições, figuras, entre outros.
- Lapidário: Quem modela e lapida as pedras brutas das joias. É responsável por dar o brilho às pedras.
- Classificador: O profissional que classifica diamantes em bruto e determina seu valor.